segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O dia do Mercado - 03/12/12


Agenda Econômica
$$$$$
00h00

China – PMI de Manufaturas (HSBC) – Proj.: 49,0 pontos / Real: 50,5 pontos

00h00

China – PMI de Manufaturas (Oficial) – Proj.: 49,9 pontos / Real: 50,6 pontos



00h00

Zona do Euro - PMI de Manufaturas – Proj. / Real: 46,2 pontos

00h00

China - PMI de Serviços (HSBC) – Proj.: 50,4 pontos / Real: 50,5 pontos

07h30

Reino Unido - PMI de Manufaturas – Proj.: 48,9 pontos / Real: 49,1 pontos



08h00

Brasil – IPC-S – Proj.: 0,47% / Real: 0,45%

08h30

Brasil - Relatório Focus

13h00

EUA - PMI de Manufaturas – Proj.: 52,1 pontos



13h00

EUA - ISM de Manufaturas – Proj.: 51,7 pontos

13h00

EUA – Gastos com Construção – Proj.: 0,4%

15h00

Brasil - Balança Comercial

A melhora na leitura dos índices dos gerentes de compra (PMI) na China dá uma indicação do que pode ser a economia mundial no próximo ano.
Mantemos a projeção de um cenário de reversão das perdas da crise de 2008, a qual deverá se manter pelo quinto ano consecutivo, sempre seguido da série constante de externalidades que temos observado até agora.
Os EUA devem manter a atual tendência de recuperação, mesmo que a indústria tenha sido fortemente afetada pelos eventos climáticos recentes, novamente sustentados pelo mercado imobiliário.
Quanto ao Brasil, a atual política econômica continua a não privilegiar o ambiente macro e se mantem através de estímulos pontuais, os quais devem crescer, em vista aos recentes números da economia, porém com eficácia discutível e altamente dependente da recuperação mundial.
Sem grandes novidades na Europa. Uma parcela significativa dos países mediterrâneos deve continuar a lutar com a mistura de controle fiscal e tentativa de crescimento, porém com resultados limitados e isso certamente continuará a ser um elemento de estresse para os mercados mundiais.
Deste modo, há pouca diferença significativa de 2012 para 2013 e talvez o maior destaque tenda a ser a ausência das eleições americanas, o que pode ajudar neste panorama. Mesmo assim, os problemas estão todos aí, mais presentes do que nunca e o foco pode mudar de Europa para região platina na América do Sul. Discutiremos isso amanhã com detalhes.

O fechamento da semana foi positivo, com uma série de indicadores econômicos positivos, principalmente no mercado imobiliário americano.
A agenda econômica tem como destaque diversos índices dos gerentes de compra (PMI – Purchasing Manager Index) na China, Europa, Brasil e EUA, além do ISM de serviços e gastos com construção nos EUA.
As bolsas na Ásia operaram em alta, com melhora dos índices PMI de manufaturas na China, de volta a expansão. Os futuros das bolsas em Nova York operam em alta, enquanto na Europa, os mercados à vista registram oscilação positiva.

Cenário de média volatilidade! $$$$$

Nenhum comentário:

Postar um comentário