segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O Dia do Mercado - 10/12/12


Agenda Econômica
$$$$$

08h00
 
IPC-S – Real: 0,63%

08h00
 
IGP-M – Real: 0,50%

08h30
 
Relatório Focus

15h00
 
Balança Comercial
Análise do Mercado


A surpresa mais do que positiva do mercado de trabalho americano serve como um alento importante neste fim de ano, principalmente ao considerarmos a situação ainda sem solução que se mostra altamente presenta na Europa.
Mesmo com as diversas trocas de comando e mudanças de governo, o problema europeu continua permeado pela questão política, o que continua a dificultar uma melhora efetiva e alterna o problema entre diversos países, sem que na verdade ocorra mudanças em nenhum.
Até pouco tempo falávamos da Grécia e como citei recentemente, em breve falaríamos da Itália, como ocorre agora. Não será nem de longe espantoso se em breve falarmos novamente de Espanha (com mais ênfase do que o fazemos agora), Portugal, isso para não mencionar nossos vizinhos continentais, como a Argentina.
O mais certo é que continuamos na mesma entediante situação de um crescimento fraco dos países emergentes, uma recuperação vigente nos EUA, uma Ásia se auto ajustando e uma Europa afundando, ou seja, não mudamos absolutamente nada na comparação com o restante do ano.
A imaginação para os rumos da economia global em 2013 também não anda muito fértil, a novidade pode ser novos nomes inseridos na crise, principalmente alguns países latino-americanos e mais alguns europeus.
Entre as nações, resta a dúvida de como lidar com um cenário onde alguns crescerão e outros nem tanto, ou seja, como a comunidade internacional deve lidar com um panorama de crise localizada.

Na sexta-feira todas as praças foram beneficiadas pela divulgação dos dados do mercado de trabalho americano, os quais superaram em muito as projeções médias dos analistas e derrubaram o desemprego a 7,7% AA.

A agenda econômica tem como destaque os indicadores de emprego nos EUA e inflação fechada no Brasil.

As bolsas na Ásia operaram em alta em sua maioria, com os dados de emprego nos EUA e indicadores industriais chineses. Os futuros das bolsas em Nova York operam em estabilidade, enquanto na Europa, os mercados à vista registram oscilação  negativa devido a Itália.

Cenário de média volatilidade! $$$$$



Nenhum comentário:

Postar um comentário