sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

O Dia do Mercado - 07/12/12

Agenda Econômica
$$$$$
09h00

Brasil – INPC – Proj.: 0,70%

09h00

Brasil – IPCA – Proj.: 0,58%

09h00

Brasil - Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil

09h00

Brasil - Pesquisa Industrial Mensal: Produção Física - Regional

11h30

EUA - Nonfarm Payrolls – Proj.: 80.000

11h30

EUA – Desemprego – Proj.: 8%

12h55

EUA – Confiança do Consumidor (Univ. Michigan - final) – Proj.: 83 pontos

18h00

EUA - Consumer Credit – Proj.: US$ 10 bi


Sem grandes conversas, o dia é do emprego nos EUA. Os investidores aguardam com grande ansiedade os resultados do mercado de trabalho americano, fortemente afetado pelo furacão Sandy e ainda mais pela crise internacional.
Após o resultado do ADP Employment, o qual mede a criação de vagas do setor privado, os investidores aguardam também um resultado próximo ao projetado.
Isso demonstra o quanto os EUA continuam importantes no contexto internacional e o quanto sua ausência de força afeta outras economias, principalmente as europeias.
No atual contexto, a recuperação da maior economia do mundo é o evento considerado essencial para que ao menos se consiga manter o mínimo em termos de atividade econômica global.
Este concepção força se deixar de lado visões ufanistas ou mesmo esquerdistas do que se poderia considerar o “poderio americano” ou qualquer teoria semelhante e se entender que mesmo com o crescimento chinês, dificilmente este cenário tenda a mudar ainda nesta geração, ou mesmo na próxima.
No Brasil, o contexto de juros baixos ainda não se refletiu em termos de inflação, resultado da atividade econômica em baixa e do alto endividamento da população.
Novembro registrou o segundo resultado mais alto do ano em termos de inflação mensal, mas ainda se mantém abaixo do registrado em 2011, o que confirma a tese de que juros baixos nem sempre se traduzem como inflação alta.
Mesmo assim, o Banco Central continua com o dilema de manter a desvalorização do Real ao ponto que não gere inflação, mas ao mesmo tempo tente dar algum conforto ao setor exportador, que sofre constantemente pela baixa demanda internacional.

O mercado local se descolou das bolsas internacionais, porém o cenário do dia foi de volatilidade intensa em praticamente todas as praças, até mesmo na Ásia.
A agenda econômica tem como destaque os indicadores de emprego nos EUA e inflação fechada no Brasil.
As bolsas na Ásia operaram em alta em sua maioria, com destaque para o rally nas bolsas chinesas. Os futuros das bolsas em Nova York operam em estabilidade, enquanto na Europa, os mercados à vista registram oscilação neutra, na expectativa dos dados do mercado de trabalho americano.
Cenário de média volatilidade! $$$$$


Nenhum comentário:

Postar um comentário