quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Na Mídia - Barack Obama é reeleito presidente dos EUA





Internacional

home > notícias > internacional

07/11/2012 07:55

Barack Obama é reeleito presidente dos EUA

O presidente Barack Obama é reeleito por mais quatro anos à frente da Casa Branca. A disputa foi acirrada e no final das 5h de hoje, Obama tinha 50% dos votos, contra 49% do republicano.

Durante seu discurso, em Chicago, onde começou a carreira política, o presidente reeleito diz que juntos e com a graça de Deus, os americanos vão continuar sua jornada e relembrar a todos, que eles vivem no melhor país do mundo:

Clique aqui para ouvir

O democrata prometeu ainda se reúnir com o adversário derrotado, Mitt Romney, para que eles possam discutir o futuro dos Estados Unidos, juntos:

Clique aqui para ouvir

Neste sentido, Obama ressaltou a necessidade de união entre os dois partidos, para que possam reduzir o déficit, organizar o código tributário, aprovar a reforma da imigração e diminuir a dependência do país sobre o petróleo estrangeiro:

Clique aqui para ouvir

Já Romney, reconheceu a derrota, durante seu discurso em Boston, e o momento díficil pelo qual passam os norte-americanos. O republicano diz que vai rezar para que o presidente reeleito consiga superar os desafios e guiar a nação:

Clique aqui para ouvir

Barack Obama venceu as eleições à presidência dos Estados Unidos em 26 estados contra 24 do adversário republicano.


Balanço do governo


O governo de Barack Obama pode ser considerado positivo, mas há muitas ressalvas em áreas como economia, saúde e combate ao terrorismo. A crise econômica e o crescimento do desemprego foram os principais desafios do presidente dos Estados Unidos desde o primeiro dia de mandato, em 2009.

Na visão do professor do Columbia Global Center do Rio de Janeiro, Thomas Trebat, Barack Obama encarou a crise como uma mera recessão. Para ele, foi um grande erro de diagnóstico:

Clique aqui para ouvir

Sobre o combate ao terrorismo, Barack Obama nunca deixará de ser lembrado pela morte daquele que era tido como inimigo número Um dos Estados Unidos: Osama Bin Laden.

Mas para o especialista em Relações Internacionais, Maurício Santoro, a gestão do democrata na chamada Guerra ao Terror não foi inovadora e deixou pontos importantes de fora:

Clique aqui para ouvir

Polêmica, a reforma da saúde - que ficou conhecida como Obama Care - foi o maior acerto do presidente democrata, na avaliação do ex-embaixador do Brasil em Londres e Paris, Sérgio Amaral:

Clique aqui para ouvir

Durante o mandato, Barack Obama teve de lidar ainda com outros desafios de difíceis soluções como a revolta no Mundo Árabe, a Nova Lei de Imigração, além das Guerras do Iraque


Mercado imobilário


A reeleição do democrata Barack Obama pouco muda o mercado imobiliário dos Estados Unidos, o estopim da crise de crédito em 2008. Quando eleito pela primeira vez, o presidente recebeu de George W. Bush um sistema financeiro ´quebrado´ por problemas no pagamento de hipotecas.

Havia um descontrole na concessão de empréstimos para compra de imóveis, que mudou com a implantação de regras mais rígidas nos últimos anos.

O cenário se justifica também pelo fato de o Banco Central dos Estados Unidos - o Federal Reserve - ser uma instituição independente, como explica o economista Jason Vieira:

Clique aqui para ouvir

É o que pensa também o professor de economia da UNESP de Araraquara, Adilson Gennari, que aposta numa retomada tímida do mercado de imóveis:

Clique aqui para ouvir

Barack Obama sabe que, agora reeleito, terá de uma lidar com uma nova crise, a da dívida pública, que cresceu após o governo americano salvar as instituições financeiras que estavam quebradas.


A oposição


Lidar com uma forte aposição, sem o mesmo clamor popular que o acolheu na primeira eleição.

Este deve ser o principal desafio de Barack Obama no segundo mandato dele.

Na avaliação do Professor Relações Internacionais FAAP, Marcos Vinicius de Freitas, Obama tende a se preocupar mais agora com a política externa, afim de garantir um legado.

Mas, dentro do próprio país, o líder norte-americano pode deixar a desejar.

Clique aqui para ouvir

O professor de relações Internacionais da FAAP acredita que não deve haver grandes mudanças em relação ao comércio exterior.

Para Marcos Vinicius de Freitas, a base de Obama impede um avanço maior nas relações comerciais.

Clique aqui para ouvir

Ainda em relação à politica externa, o professor Marcos Vinicius de Freitas lembra que uma das grandes mudanças deve ser quanto a sua representação.

Uma vez que Hillary Clinton já anunciou que não seguirá no cargo por mais um mandato.
  • Ricardo Boechat comenta a eleição; correspondente nos EUA, Luiz Megale, conta como foi a vitória de Barack Obama

Nenhum comentário:

Postar um comentário