quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O dia do Mercado 08/11/2012


Agenda Econômica
$$$$$
08h00

Brasil – IPC-S (1aQ) – Proj.: 0,45%

09h00

Brasil – Produção Industrial Regional

09h00

Brasil - Levantamento Sistemático da Produção Agrícola/IBGE

10h00

Reunião do Banco Central da Inglaterra – BoE – Proj.: 0,50%

10h45

Reunião do Banco Central Europeu – BCE – Proj.: 0,75%

11h30

EUA – Pedidos de Auxílio Desemprego – Proj.: 370.000

11h30

EUA – Balança Comercial – Proj.: -US$ 45,4 bi
Análise do Mercado

A aprovação no parlamento grego do novo plano de austeridade garante um suspiro do país dentro da Zona do Euro, porém agrava em muito a insatisfação dentro do país, assolado por alto desemprego e uma greve geral que paralisa praticamente todas as instituições.
Mesmo essa aprovação não garante a manutenção da Grécia no bloco, pois os condicionantes para tal necessitam ser colocados em prática, sou seja, há um longo caminho a ser percorrido.

Enquanto isso, a China marca mais uma transição de poder, talvez a mais importante desde a abertura econômica do país ao sistema capitalista de mercado. Seguindo uma tendência natural no país, a nova geração que entra no poder é diferente da anterior.
É altamente educada, muitos no exterior, já vive sob a égide de uma China sem democracia, mas com uma economia com crescimento médio de 8% e sabe que tais ganhos devem ser preservados a todo custo.
Mesmo que o processo de escolha seja somente um mise en scène, ainda assim reforçará as mudanças iniciadas com Deng Xiao Ping há 30 anos, quando ocorreu a emblemática visita do presidente americano Jimmy Carter.
Deste então, o país tem dado o exemplo de crescimento em termos econômicos e até sociais, apesar do forte passivo ambiental que só agora os líderes começam a buscar soluções.
Em termos comerciais, a China superou os EUA na maioria dos países emergentes e além de financiar uma parcela significativa da maior economia do mundo, transformou-se no celeiro de terceirização industrial americano, assim como a Índia se tornou no caso de diversos serviços.
A manutenção do status quo é importante neste momento conturbado do mundo, seja em termos democráticos ou não.
As bolsas de valores reverteram rally ontem após as eleições americanas devido a problemas na Europa ainda sem solução, principalmente na Grécia.

A agenda econômica tem como destaque as inflações as reuniões do BCE e do BoE, além de setor externo e pedidos de auxílio desemprego nos EUA. Na agenda corporativa, atenção aos resultados de Walt Disney, Nvidia, Duke Energy, Nordstrom, Braskem, Cetip, Time4fun, CCX, Positivo, Magnesita, MRV, Iochpe, Metalfrio, OGX e Mills.

As bolsas na Ásia operaram em queda, com preocupações sobre o fiscal cliff. Os futuros das bolsas em Nova York operam em estabilidade, enquanto na Europa, os mercados à vista registram oscilação positiva.

Cenário de média volatilidade! $$$$$


Nenhum comentário:

Postar um comentário