segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O dia do Mercado 05/11/2012


Agenda Econômica
$$$$$


00h00
 BR
 Pesquisa Nacional de Cesta Básica

07h00
 BR
IPC-Fipe – Proj.: 0,80% / Real: 0,80%

08h30
 BR
Relatório Focus - BC


13h00
 EUA
ISM Serviços – Proj.: 54,9 pontos

15h00
 BR
Balança Comercial




Análise do Mercado

Mais uma votação na Grécia e mais uma possibilidade concreta de saída do país da Zona do Euro. Assim como as pessoas em geral se mostram cansadas de ouvir tais histórias, também estão os credores, os mandatários do FMI e Comissão Europeia.
O impasse continua com grande peso político, onde o temor de assumir as medidas de austeridade se mostram maiores do que a possibilidade de recuperação pós crise. Outro problema continua a ser a resistência da população, em grande parte diretamente afetada pelos cortes de gasto, devido ao forte e excessivo pelo do estado na economia. Neste contexto, o desemprego na Zona do Euro atinge os recordes 11,6%

Nos mercados hoje, a preocupação se volta à eleição americana e como isso pode afetar os mercados. Para muitos, a definição menos intervencionista dos republicanos soa melhor, porém outros lembram que foram os mesmos que colocaram os EUA nesta crise. Independente do resultado, as atenções são totais ao processo eleitoral que se conclui amanhã à noite.
E não menos importante, a mudança de poder na China marca uma mudança importante. Os novos líderes são produto de um país já industrializado, presente no comércio mundial e ativo geopoliticamente. Cada vez mais, o maior país comunista deixa o comunismo na história.
Este contexto mostra uma situação importante. Desde o início da crise de 2008, o principal elemento a atrapalhas as decisões para avitar a piora da crise e agora, para tentar resolvê-la esbarraram sempre no elemento político. A continuidade desta situação pode levar a uma demora de reversão de seus piores efeitos não em 10 anos como previsto anteriormente, mas em ao menos 15, caso este cenário de indecisões perdure.
 A última sessão do Ibovespa foi fortemente influenciada pelos indicadores positivos do mercado de trabalho americano, renovando assim a perspectiva de recuperação da economia num processo contínuo e em andamento.

A agenda econômica tem como destaque o ISM de serviços nos EUA e inflação semanal no Brasil. Na agenda corporativa, atenção aos resultados de Panamericano, CPFL Energia, Marcopolo, Cysco e THQ.

As bolsas na Ásia operaram em queda, porém com cautela devido a eleição nos EUA. Os futuros das bolsas em Nova York operam em estabilidade, enquanto na Europa, os mercados à vista registram a mesma oscilação..

Cenário de média volatilidade! $$$$$

Nenhum comentário:

Postar um comentário