segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O dia do Mercado 26/11/2012


Agenda Econômica
$$$$

As vendas do varejo on-line no Black Friday nos EUA (dia de liquidações que sucede o feriado de ação de graças) superou pela primeira vez a faixa dos US$ 1 bilhão, quase 20% a mais que no ano passado e um recorde histórico.
Alguns marcos importantes são registrados nesta notícia. Primeiramente, o comércio eletrônico tem ganhado cada vez mais relevância no mundo e além de ser um avanço significativo ao varejo (e mesmo uma grande economia em termos de custos de lojas físicas) se torna cada vez mais um elemento comum entre os consumidores.

Outro ponto importante é o crescimento do consumo de conteúdo digital, ou seja, jogos, vídeos, livros e música via download. Isso tudo ocorrendo antes de outro evento importante de comércio, o Cyber Monday (hoje, aliás) onde as liquidações se voltam fortemente aos produtos eletrônicos e correlatos.
Com praticamente 10% de todo o comércio nos EUA, o Black Friday é também um termômetro importante da economia, pois esta alta antes das festas tende ser um sinal de um fim de ano melhor e de uma inércia de crescimento positiva para o próximo ano.
Isso acompanha as projeções de um crescimento econômico acima de 2% nos EUA e demonstra que, apesar do número até excessivo de percalços, há sinais de recuperação vigente, mesmo que não se configurem de maneira completamente firme até agora.
No Brasil, apesar do vexame de se importar um dia de promoções e das diversas de maquiagens de preços para ludibriar os consumidores, a baixa taxa de desemprego fez da corruptela local também um sucesso.
Longe dos padrões americanos, a versão tupiniquim superou em muito sua primeira edição e pode se tornar uma tradição, caso os problemas atuais (elevação e consecutiva redução de preços, compensação em fretes, maquiagem, promoções sem promoções e sites instáveis e sem acesso) sejam corrigidos a partir de 2013. Quem sabe xerocopiamos também o Cyber Monday.
Ainda assim, com todas as promoções, o famoso custo Brasil faz com que as promoções só deixem parte dos produtos caros e não absurdamente irreais como no dia-a-dia. Um dia talvez copiemos algum sistema tributário decente, pois o atual, só é motivo de vergonha mundial.
A semana fechou altamente positiva em praticamente todas as praças, puxadas por tecnologia nos EUA e por empresas como Sabesp e Eletrobrás no Ibovespa.
A agenda econômica tem como destaque o índice de atividade nacional do Fed de Chicago e de atividade industrial do Fed de Dallas nos EUA.
As bolsas na Ásia operaram em volatilidade, entre ganhos do Nikkei e preocupações com a Grécia. Os futuros das bolsas em Nova York operam em alta, enquanto na Europa, os mercados à vista registram oscilação positiva.

Cenário de média volatilidade! $$$$$


Nenhum comentário:

Postar um comentário