sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O dia do Mercado 23/11/2012


Agenda Econômica
$$$$$

00h00
 EUA
Feriado – Black Friday

08h00
 BRA
IPC-S – Proj.: 0,39%








Análise do Mercado

Enquanto os credores gregos estão a um pequeno passo de um acordo para a manutenção do fluxo de recursos ao país, o número de bancarrotas na Europa deve crescer em muito nos próximos meses.
Por enquanto, o processo não tende a afetar muitas empresas, principalmente aquelas em um estado quase “letárgico”, porém, as novas regulações dos bancos podem elevar o número de empresas fechadas no velho continente.

Segundo as mudanças, as necessidades de capital dos bancos podem levar as instituições a reavaliar o custo de se manter empresas que só estão funcionando, pois a manutenção das taxas de juros baixas levou a uma indulgência grande com suas dívidas.
Sem isso, o número relativamente baixo de falências no velho continente pode disparar e na verdade, por não apresentarem crescimento, ao invés de elevar o desemprego (já muito alto, por sinal), pode inclusive reduzi-lo. Ao se manter estas empresas inativas como estão, a economia continua a ‘patinar’.
Como citamos anteriormente, o cenário econômico está longe de uma reversão e uma saída da crise em 10 anos desde seu início parece cada vez mais crível.
O Brasil continua a registrar indicadores mistos entre uma recuperação da atividade econômica e sua forte estabilidade, o mesmo tem sido apresentado por boa parte dos países emergentes.
Das economias centrais, a melhor performance continua a ser dos EUA, principalmente por não estar fortemente inserida no contexto europeu, o que faz da Alemanha outro exemplo de patinada.
Com isso, as perspectivas de crescimento econômico sempre permanecem limitadas. Para o mercado financeiro a verdade é única: volatilidade nos mercados e nos volumes.
E devido a este movimento, a aversão ao risco cresce e cresce também a falta de criatividade nas diversas instituições mais tradicionais do mercado.
Neste ano, as resoluções de fim de ano vão passar longe do tradicional “perder peso” ou mesmo “estudar mais” para, “manter-se empregado”.
O Ibovespa conseguiu uma pequena reação na sessão anterior, porém o volume se manteve altamente reduzido devido ao feriado de ação de graças nos EUA.
A agenda econômica tem como destaque o IPC-S semanal no Brasil, além do feriado do Black Friday nos EUA.
As bolsas na Ásia operaram em alta, com a perspectiva de reformas positivas na China. Os futuros das bolsas em Nova York operam em alta e por meio pregão, enquanto na Europa, os mercados à vista registram oscilação instável, pelos indicadores positivos na Alemanha e negociações com a Grécia.

Cenário de média volatilidade! $$$$$


Nenhum comentário:

Postar um comentário